ESSE É O NOSSO CANTINHO! ELE FOI CRIADO PARA DIVULGAR NOSSO TRABALHO,COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E DIVIDIR COM OS COLEGAS EDUCADORES A NOSSA PAIXÃO DE ENSINAR E DE APRENDER. ESPERAMOS QUE GOSTE... E VOLTE SEMPRE!!


segunda-feira, 21 de julho de 2008

JANTAR DE ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS DO 1º SEMESTRE

Na última sexta-feira, dia 18, os professores e funcionários da Escola Municipal Angelo Anzollin, se reuniram para um jantar de confraternização, encerrando os trabalhos do 1º semestre.
A turma foi chegando...
...Posando pra foto.
Pra começar um discurso do Secretário de Educação Dilmar Mozzer.

Depois, realizamos a brincadeira "O que você é para mim..."
Todos andando com uma folha nas costas, deveriam escrever na folha do colega alguma coisa que ele representava para o grupo.Saiu muita coisa interessante, palavras de companheirismo, encorajamento, palavras carregadas de carinho e admiração.
E depois... Quanta responsabilidade ao analisar a lista
das coisas atribuídas a cada um.

Prof. Adriana e Prof. Neusa

Jaque, Lu, Prof. Neusa e Juli.
Olha o sorriso do nosso secretário Dilmar! A Cácia, sua esposa, foi a responsável pelo delicioso jantar servido para a nossa turma.
E o pessoal caprichou nas listas...
Deixa-me ver... "O que você é para mim..." As nossas professoras "Elisângelas"
Professora Neusa e Professora Delmira
O Secretário Dilmar também participou da brincadeira.

E o pessoal escreveu, escreveu...
Tanta coisa pra dizer...
Mas tanta mesmo...
Coisas bonitas, carinhosas...
A lista não terminava nunca...
Velci, Luciana e Maria Dirlei
Nossas estagiárias Jaqueline, Luana e Juliane
Juli, Prof. Dalcira e dona Lúcia
Prof. Neusa, Irilei e Iraci
Professoras Elisângela, Roberta e Suéli
Professoras Neiva e Nádia, e o Prof. Rogério
As prof. Lourdes, Elenir e Verônica
Prof. Delmira, Salete e Judite
Neiva, Adriana, Marilene e Elisabeth.
É isso, pessoal, agora, uma semaninha de descanso e depois, mãos à obra, até dezembro!







terça-feira, 15 de julho de 2008

RELEITURAS DE JOAN MIRÓ

Na disciplina de Artes, os alunos do 1º ano à 4ª série estão trabalhando a vida e a obra do artista Joan Miró. Analisando os principais quadros do artista, orientados pela professora Salete, as crianças realizam releituras das obras de uma forma muito espontânea e criativa.
Miró nasceu em Barcelona, em 1893. Cursou a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali. Em 1919 visitou Paris, onde foi contagiado por aspectos dos movimentos estéticos fovistas e dadaísta. Miró é classificado como surrealista mas a sua linguagem parece dotada de uma simplicidade mais infantil que não caracteriza exatamente esse período. Essa forma interpretativa através de símbolos preenche completamente grande parte dos seus quadros,
onde tudo é mostrado unicamente através de traços, símbolos e sugestões.
Os alunos do 1º ano trabalharam com a obra "Homem e mulher frente à um monte de entulhos", de 1936. Nesta obra, Miró representa o homem e a mulher de uma maneira fantástica; parecem ser grandes pássaros. Os braços, pernas, pés e corpo ficam muito longe do real da figura humana.



O 2º ano trabalhou com a obra "Pintura Colorida" de 1933, onde Miró brinca com as formas, as linhas e as cores sobre um fundo azul. Insinua rosto de frente e de perfil.


A turma da 3ª 02 fez a releitura da obra "Maio", de 1968, onde Miró trabalhou apenas com as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e com o preto e o branco. Vê-se muitas mãos impressas em preto.






A 3ª 01 trabalhou com a obra "O Carnaval de Arlequin" de 1924. Nesta obra Miró realiza uma pintura com símbolos que mostram fantasias de infância. Uma obra repleta de formas coloridas, linhas de todos os tipos que fazem aparecer muitos planos.









A obra trabalhada pela turma da 4ª série foi "Vila Prades" de 1917. Nesta obra Miró, então com 20 anos, já utilizava cores fortes, vivas e contrastantes, muitas linhas e formas.







segunda-feira, 14 de julho de 2008

COMPREENDENDO A TABUADA

A aprendizagem das tabuadas da multiplicação exige não somente a memorização, mas principalmente a compreensão. A tabuada pode ser construída e reproduzida se utilizando de diferentes formas e técnicas, trabalhando incisivamente o raciocínio e a investigação matemática. Compreender o processo da multiplicação é sempre um grande desafio para a criança. Sendo assim, os alunos do 2º ano da Prof. Elenir estão desenvolvendo um outro olhar sobre as tabuadas. Através da atividade "Criando com as Tabelas" estão construindo os fatores da multiplicação com muita criatividade e interesse. Com uma simples tábua de madeira numerada de 0 a 9, pregos pequenos e barbante, as crianças criam diferentes formas e figuras enquanto memorizam as tabuadas. Cada tabuada forma uma figura diferente, proporcionando às crianças importantes descobertas.Memorizar as tabuadas após terem sido compreendidas é uma ação fundamental para que a aprendizagem seja real.