ESSE É O NOSSO CANTINHO! ELE FOI CRIADO PARA DIVULGAR NOSSO TRABALHO,COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E DIVIDIR COM OS COLEGAS EDUCADORES A NOSSA PAIXÃO DE ENSINAR E DE APRENDER. ESPERAMOS QUE GOSTE... E VOLTE SEMPRE!!


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário. Hoje é possível encontrar um computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir dessa realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim construir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional. O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziram em seu currículo o ensino da informática com o pretexto da modernidade. As duvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em principio contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática? Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados. Vivemos em mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.
(Por Ana Maria Joaquina - ULBRA)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Vésperas de final de ano letivo: AVALIAÇÃO

Uma crônica para nossa reflexão:

Acreditava-se, em época anteriores, que o educando poderia deixar a condição de ser humano único para tornar-se um ser “aprendente”; raramente eram consideradas as diferenças existenciais e acreditava-se na possibilidade de todos apresentarem o mesmo desempenho; num processo de nivelamento em que o professor ensinava os alunos e depois cobrava, independentemente das condições biológicas e ambientais das quais estava inserido. Há algum tempo, a literatura vem falando do professor e das características que o tornam importante na vida e na memória de seus alunos. Para isso, é preciso que o professor conheça o educando, o que ele já sabe e sente para sua própria busca. É preciso entender as diferenças individuais, como a personalidade, o grau de interesse pelo estudo, o amadurecimento emocional, entre outros. Essas diferenças devem ser consideradas em sua totalidade, pois cada um possui a sua história, sendo, portanto, fruto dela. As características que se tornam marcantes nos professores são a profunda inter-relação entre aspectos profissionais e pessoais, entre as quais podemos destacar aqueles que “amam o que fazem”, que “valorizam o aluno”, que “sabem explicar muito bem a matéria”, que “motivam as aulas”, que “são seres humanos ímpares”. É aquele professor que geralmente alia características positivas do domínio afetivo às do domínio cognitivo. Ele estimula a independência dos alunos, é cordial e amistoso em classe, cria condições para uma visão crítica da sociedade e da profissão, estimula a participação, valorizando o diálogo, organiza o ensino sem se considerar o “dono do saber”. Enfim, é autêntico e verdadeiro. É aquele mestre que cujas palavras repercutem positivamente no aluno, inspirando a inteligência, levando a enfrentar seus desafios e não apenas a ter cultura informativa.

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein)

Portanto, é necessário que a clássica maneira de avaliar seja um momento de reflexão. A avaliação do ser humano não poderá apenas se ater ao que ele é capaz de reproduzir, mas considerar ainda sua capacidade de criar, construir e transformar. Assim sendo, a avaliação deve ser um meio de promoção da melhoria do ser, auxiliando-o na busca de seu projeto de vida. A formação é contínua, porque tanto os seres quanto os saberes estão em transformação.

(Crônica retirada do Jornal "A Notícia", n° 235, do dia 20 de novembro de 2008)

Diante disso, é valido considerar: A Avaliação: Prêmio ou Punição?


" Espalhado pelo mundo

existe um apaixonado

caso de amor entre

crianças e computadores!"

(Seymour Papert)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Visita ao Museu São Miguel - Luzerna - SC

Os alunos do 3º ano da E. M. Angelo Anzollin, acompanhados pelas professoras Elenir, Elizana e Verônica, realizaram um passeio de estudos ao Museu "Frei Miguel" em Luzerna.
O museu foi idealizado e organizado pelo Frei Miguel Witte, e conta com um acervo de mais de 500 espécies, dentre elas: gavião real, onça pintada, lobo-guará, jabirú, coleção de insetos e um esqueleto humano.
Foi um passeio muito legal, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre diversas espécies animais.















sábado, 17 de outubro de 2009

FLASH´S DA FESTA DOS PROFESSORES

Nossa mensagem para hoje é muito simples:
CARPE DIEM! Aproveite o seu dia!
Este dia 15 de outubro é seu PROFESSOR!
Desejamos que você dê risada, chore, se emocione.
Que você comemore, jogue conversa fora e pense sobre sua importância
na construção de um mundo melhor.
Desejamos que você sinta, intensamente, a alegria de ensinar.
A felicidade de ajudar os seus alunos a se tornarem seres humanos
mais completos e preparados para o mundo.
Enfim, desejamos que você aproveite cada segundo, pois esse dia é TODO SEU!
PARABÉNS PROFESSOR!









































Valeu pessoal! Foi uma noite muito divertida! Vocês merecem!