ESSE É O NOSSO CANTINHO! ELE FOI CRIADO PARA DIVULGAR NOSSO TRABALHO,COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E DIVIDIR COM OS COLEGAS EDUCADORES A NOSSA PAIXÃO DE ENSINAR E DE APRENDER. ESPERAMOS QUE GOSTE... E VOLTE SEMPRE!!


terça-feira, 15 de julho de 2008

RELEITURAS DE JOAN MIRÓ

Na disciplina de Artes, os alunos do 1º ano à 4ª série estão trabalhando a vida e a obra do artista Joan Miró. Analisando os principais quadros do artista, orientados pela professora Salete, as crianças realizam releituras das obras de uma forma muito espontânea e criativa.
Miró nasceu em Barcelona, em 1893. Cursou a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali. Em 1919 visitou Paris, onde foi contagiado por aspectos dos movimentos estéticos fovistas e dadaísta. Miró é classificado como surrealista mas a sua linguagem parece dotada de uma simplicidade mais infantil que não caracteriza exatamente esse período. Essa forma interpretativa através de símbolos preenche completamente grande parte dos seus quadros,
onde tudo é mostrado unicamente através de traços, símbolos e sugestões.
Os alunos do 1º ano trabalharam com a obra "Homem e mulher frente à um monte de entulhos", de 1936. Nesta obra, Miró representa o homem e a mulher de uma maneira fantástica; parecem ser grandes pássaros. Os braços, pernas, pés e corpo ficam muito longe do real da figura humana.



O 2º ano trabalhou com a obra "Pintura Colorida" de 1933, onde Miró brinca com as formas, as linhas e as cores sobre um fundo azul. Insinua rosto de frente e de perfil.


A turma da 3ª 02 fez a releitura da obra "Maio", de 1968, onde Miró trabalhou apenas com as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e com o preto e o branco. Vê-se muitas mãos impressas em preto.






A 3ª 01 trabalhou com a obra "O Carnaval de Arlequin" de 1924. Nesta obra Miró realiza uma pintura com símbolos que mostram fantasias de infância. Uma obra repleta de formas coloridas, linhas de todos os tipos que fazem aparecer muitos planos.









A obra trabalhada pela turma da 4ª série foi "Vila Prades" de 1917. Nesta obra Miró, então com 20 anos, já utilizava cores fortes, vivas e contrastantes, muitas linhas e formas.







Um comentário:

Daniel disse...

Muito legal este trabalho !!

Muito obrigado vocês me ajudaram á fazer um trabalho escolar !:P