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sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PROFESSORES ENCERRAM CURSO DE CAPACITAÇÃO "PLANEJAMENTO: UM CAMINHO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA ESCOLA"

Se qualquer atividade exige planejamento, a educação não foge dessa exigência. O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor.
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político.
Por essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos detidamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade.
A ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino).
A idéia básica desse projeto de capacitação é mudar o padrão atual de funcionamento da escola, ou seja, melhorar o jeito de se trabalhar no cotidiano escolar, resgatando o sentido do fazer político-pedagógico na escola. Para compreender a dinâmica do dia-a-dia da escola é de grande importância o suporte teórico (estudos, pesquisas, teorias, o conhecimento organizado existente), iluminando a compreensão da situação-problema e localizando onde e como buscar o auxílio necessário. De posse dos elementos coletados sobre a realidade, propor e organizar um conjunto de ações para que o coletivo da escola identifique e analise os problemas, elaborando conjuntamente as soluções pertinentes.
Sob a coordenação administrativa do Secretário Municipal de Educação, Dilmar Mozzer, e a orientação pedagógica da professora Neusa Virmes Nacimento, o curso, com uma carga horária de 20 horas, teve a participação da equipe pedagógica da escola, que se reuniu duas vezes por mês para estudar temas pertinentes à nossa realidade escolar. Os encontros se desenvolveram a partir das seguintes atividades:
*Leituras dirigidas presencial e à distância;
*Seminários;
* Dinâmicas de grupo;
*Palestras;
*Apresentações orais: individual e em grupo;
*Vídeos;
*Filmes;
*Músicas;
*Debates;
*Produção de textos;
*Transparências;
*Cartazes;
*Trabalhos em grupo;
*Pesquisas.
Sendo o planejamento um tema tão importante para a prática pedagógica, acreditamos ser de fundamental importância a busca por novos caminhos e tomada de novos rumos, visando uma aprendizagem mais significatica e eficiente. À medida que o conhecimento cresce, as coisas vão ficando mais claras, mais nítidas, e o professor adquire maior segurança para planejar e aplicar sua ação educativa.
" Veio-me a imagem daquela flor do campo: uma bola de sementes brancas, a gente dá um sopro, as sementes saem voando como se fossem pára-quedas, para irem nascer lá longe, onde o vento as levou... Assim é o educador: uma bola de sementes-palavra onde se encontra o sonho que ele deseja plantar." ( Rubem Alves)

A Professora Neusa foi a orientadora do curso de capacitação que enfatizou a importância do planejamento para a prática educativa.

Leituras e apresentação de temas estudados em grupos foram algumas das atividades realizadas. As dinâmicas de grupo despertaram o lado criança dos professores.
Brincadeiras, descontração. Os professores participaram com alegria das atividades propostas. Muita seriedade, interesse e criatividade na hora de apresentar os trabalhos.

Nas conversas em grupo, diálogo franco, troca de idéias, opiniões e principalmente, saberes.

" É preciso 'acordar' o educador... E para acordá-lo, uma experiência de amor é necessária. [...] O acordar mágico do educador tem, então, que passar por um ato de regeneração do nosso discurso, o que sem dúvida exige e coragem: coragem para dizer em aberto os sonhos que nos fazem tremer." ( Rubem Alves)

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