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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Vésperas de final de ano letivo: AVALIAÇÃO

Uma crônica para nossa reflexão:

Acreditava-se, em época anteriores, que o educando poderia deixar a condição de ser humano único para tornar-se um ser “aprendente”; raramente eram consideradas as diferenças existenciais e acreditava-se na possibilidade de todos apresentarem o mesmo desempenho; num processo de nivelamento em que o professor ensinava os alunos e depois cobrava, independentemente das condições biológicas e ambientais das quais estava inserido. Há algum tempo, a literatura vem falando do professor e das características que o tornam importante na vida e na memória de seus alunos. Para isso, é preciso que o professor conheça o educando, o que ele já sabe e sente para sua própria busca. É preciso entender as diferenças individuais, como a personalidade, o grau de interesse pelo estudo, o amadurecimento emocional, entre outros. Essas diferenças devem ser consideradas em sua totalidade, pois cada um possui a sua história, sendo, portanto, fruto dela. As características que se tornam marcantes nos professores são a profunda inter-relação entre aspectos profissionais e pessoais, entre as quais podemos destacar aqueles que “amam o que fazem”, que “valorizam o aluno”, que “sabem explicar muito bem a matéria”, que “motivam as aulas”, que “são seres humanos ímpares”. É aquele professor que geralmente alia características positivas do domínio afetivo às do domínio cognitivo. Ele estimula a independência dos alunos, é cordial e amistoso em classe, cria condições para uma visão crítica da sociedade e da profissão, estimula a participação, valorizando o diálogo, organiza o ensino sem se considerar o “dono do saber”. Enfim, é autêntico e verdadeiro. É aquele mestre que cujas palavras repercutem positivamente no aluno, inspirando a inteligência, levando a enfrentar seus desafios e não apenas a ter cultura informativa.

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein)

Portanto, é necessário que a clássica maneira de avaliar seja um momento de reflexão. A avaliação do ser humano não poderá apenas se ater ao que ele é capaz de reproduzir, mas considerar ainda sua capacidade de criar, construir e transformar. Assim sendo, a avaliação deve ser um meio de promoção da melhoria do ser, auxiliando-o na busca de seu projeto de vida. A formação é contínua, porque tanto os seres quanto os saberes estão em transformação.

(Crônica retirada do Jornal "A Notícia", n° 235, do dia 20 de novembro de 2008)

Diante disso, é valido considerar: A Avaliação: Prêmio ou Punição?

14 comentários:

Rosemeide Ferreira disse...

Oi amiga estou aqui para retribuir a visita e dizer que tive uma excelente ideia para presentear os alunos no natal. acesse www.rershop.blogspot.com e veja que linda arvore e´um sucesso.bjs

Anônimo disse...

Professores: Encontrei essa crônica (ainda do ano passado), mas muito pertinente para nossa realidade e para a angústia vivida no encerramento do ano letivo pelos educadores comprometidos e que se afligem buscando resultados positivos para seus alunos. Leiam, reflitam e também deixem seus comentários! Bom trabalho!!!

Unknown disse...

Ao avaliar um aluno deve-se primeiro refletir sobre o desempenho do mesmo durante todo o ano letivo.

Unknown disse...

Avaliação momento de reflexão,sobre todo o processo de aprendizagem que envolveu professores e educandos.

Unknown disse...

È muito importante que conheçamos a realidade dos nossos educandos, pois cada um vive uma realidade diferente. Devemos ser humano parar e refletir muito pois cada cabeçinha tem uma educação familiar.

Unknown disse...

Em primeiro lugar avaliação é um constante refletir de nossa prática e depois o que os nossos aprendentes conseguiram captar do que tentamos passar para eles.

Unknown disse...

A avaliação não deve ser considerada um fim em si mesma, ela deve ser considerada um alicerce para que nós educadores possamos pensar, refletir sobre a nossa prática pedagógica, buscando uma mudança de postura diante do que ensinamos e aprendemos diariamente.Avaliar é um processo muito complexo, envolve um repensar constante daquilo que fazemos e almejamos, tendo como principal ator deste processo o nosso aluno.

Unknown disse...

AMIGA NEUSA ,ESTE TEXTO É MUITO PROFUNDO E NOS FAZ REFLETIR SOBRE NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA,PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAMOS ENCERRANDO MAIS UM ANO LETIVO.BJOS TE ADORO.

Unknown disse...

Avaliação no final do ano deve ser feita com cuidado observado bem o aluno e o que aprendeu durante o ano.

Unknown disse...

Avaliação: Como é dificil ter que atribuir uma nota...mas vamos lá!Este período é para podermos avaliar como está o conhecimento de nossos alunos. O que ele progrediu do início do ano até agora. Nosso método de Avaliação com o portfólio faz com que percebemos seu empenho.

Unknown disse...

Buscamos sempre observar o ponto de partida do aluno ,e até aonde ele conseguiu chegar.

Unknown disse...

ESTE TEXTO NOS FAZ PENSARMOS E REPENSARMOS O QUANTO É DIFÍCIL AVALIAR.

Unknown disse...

A cada final de ano pra mim é muito preocupante, pois reflito o que transmiti e o que aprendi. E essa cônica me fez pensar o quanto somos importantes para nossos alunos.Também vejo a avaliação como um instumento importante no nosso dia a dia.É através dela que crescemos enquanto seres pensantes, refletindo sempre.

Unknown disse...

Deve-se avaliar o aluno ao todo. Mas para avaliá-lo o professor deve conhecer a realidade em que ele vive, o que ele já sabe e qual seu interesse pela busca. É preciso que ele entenda as diferenças e as motivações que cada um traz para os estudos.
O professor deve instigar a participação, valorizar o diálogo e desafiá-los a superar as dificuldades.
A avaliação deve promover o educando e levá-lo a uma visão crítica da realidade auxiliando-o na caminhada do dia a dia.