(Por Ana Maria Joaquina - ULBRA)
ESSE É O NOSSO CANTINHO! ELE FOI CRIADO PARA DIVULGAR NOSSO TRABALHO,COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E DIVIDIR COM OS COLEGAS EDUCADORES A NOSSA PAIXÃO DE ENSINAR E DE APRENDER. ESPERAMOS QUE GOSTE... E VOLTE SEMPRE!!
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário. Hoje é possível encontrar um computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico, domiciliar o computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir dessa realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias. As escolas precisam sofrer transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim construir uma aprendizagem inovadora que leva o indivíduo a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional. O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziram em seu currículo o ensino da informática com o pretexto da modernidade. As duvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em principio contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática? Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados. Vivemos em mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
A tecnologia na educação oportuniza ao profissional de educação e ao aluno diferentes formas de aprender, mas isto depende de uma articulação das metodologias desenvolvidas em sala de aula para que este processo de ensino aprendizagem se concretize.
Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, como também contruí-la. Os benefícios que podem vir do uso desta nova ferramenta educacional são muitos, entre eles o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, a cooperação, a concentração e as habilidades de comunicação...
Estamos num mundo globalizado e a tecnologia também faz parte desta realidade, por isso devemos nos conectar e levar nossos educandos a perceber que devem fazer parte desta atualização.
A informática é uma nova tecnologia que vem oferecendo transformações na educação e também oportunizando novos conhecimentos.
Essas tecnologias na educação oportunizam aos alunos e também aos professores novas maneiras de aprender e de mudar essa realidade.
Oi Amigos! Estou passando pra dizer que estou de volta! E que pra mim é uma grande alegria dar continuidade a este maravilhoso trabalho de troca de conhecimentos!
Com relação ao post achei maravilhoso! Concordo plenamente! Os professores tb necessitam acoradar para o fato de que estas práticas inovadoras na educação é uma realidade da qual não podemos fugir!!!Bjos!
Postar um comentário