Período: março à dezembro de 2010
Justificativa: Ao pesquisar o sentido da palavra “recreio”, podemos constatar que ela deriva de recrear, significando divertimento, prazer. “Recrear” vem do latim recreare indica a possibilidade de proporcionar recreio, de divertir, causar alegria, prazer ou brincar.
No entanto, há em nossa escola a preocupação com a maneira como nossos alunos tem ocupado o seu tempo de recreio. Pensando em diminuir os conflitos, os pequenos acidentes eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências corporais que não as usualmente praticadas, elaborou-se então, o projeto Recreio Orientado, com a participação das turmas que sugeriram diversas atividades que gostariam de estar realizando durante o intervalo. A idéia surgiu a partir da necessidade de organizar as brincadeiras e entreter as crianças. Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, dama, jogo da velha, cantigas de roda, entre outras.
Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado.
Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar do espaço do recreio”; abordando o respeito tanto com o espaço físico da escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas.
Justificativa: Ao pesquisar o sentido da palavra “recreio”, podemos constatar que ela deriva de recrear, significando divertimento, prazer. “Recrear” vem do latim recreare indica a possibilidade de proporcionar recreio, de divertir, causar alegria, prazer ou brincar.
No entanto, há em nossa escola a preocupação com a maneira como nossos alunos tem ocupado o seu tempo de recreio. Pensando em diminuir os conflitos, os pequenos acidentes eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências corporais que não as usualmente praticadas, elaborou-se então, o projeto Recreio Orientado, com a participação das turmas que sugeriram diversas atividades que gostariam de estar realizando durante o intervalo. A idéia surgiu a partir da necessidade de organizar as brincadeiras e entreter as crianças. Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, dama, jogo da velha, cantigas de roda, entre outras.
Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado.
Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar do espaço do recreio”; abordando o respeito tanto com o espaço físico da escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas.
Cheio de ludicidade, o recreio pode, cada vez mais, incentivar o aprendizado e tornar as aulas mais calmas e produtivas. E com certeza, assim, é bem MAIS DIVERTIDO!
Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos a convivência com brincadeiras organizadas, através de um sistema de monitoria e orientação para a realização de atividades durante o recreio.
Metodologia: As atividades são resultado de um planejamento prévio, elaborado pela equipe gestora, orientação pedagógica e professores. Os alunos também foram ouvidos sobre suas preferências a cerca das brincadeiras realizadas no recreio, nos turnos matutino e vespertino.
Para cada dia da semana correspondem determinadas atividades, sendo que o cronograma segue a seguinte organização:
Segunda – feira:
Quadra (Meninos 1º e 2º ano)
Música e Dança
Dominó
Material necessário: bolas, CDs, caixa de som, jogos de dominó.
Professores responsáveis: Helena e Neiva Salvador (matutino)
Elizangela e Maria Dirlei (vespertino)
Terça – feira:
Quadra (Meninas 1º e 2º ano)
Música e Dança
Corda
Material necessário: bolas, CDs, caixa de som, cordas.
Professores responsáveis: Verônica e Neiva Sampietro (matutino)
Judite e Rozeli (vespertino)
Quarta-feira:
Cantigas de roda
Música e Dança
Desenho e pintura / Amarelinha
Material necessário: CDs, caixa de som, folhas e lápis de cor.
Professores responsáveis: Jussara (matutino)
Nádia (vespertino)
Quinta – feira:
Quadra (Meninas 3º e 4º ano)
Música e Dança
Ping Pong
Material necessário: bolas, CDs, caixa de som, bolinhas e raquetes.
Professores responsáveis: Paula e Lourdes (matutino)
Paula e Delmira (vespertino)
Sexta – feira:
Quadra (Meninos 3º e 4º ano)
Música e Dança
Jogo do UNO
Material necessário: bolas, CDs, caixa de som, jogos do Uno.
Professores responsáveis: Rose Mari e Rogério (matutino)
Elenir e Helena (vespertino)
Avaliação: Partindo dos objetivos propostos neste projeto pretende-se observar o desenvolvimento dos educandos quanto à execução das tarefas, participação, interesse, socialização, responsabilidade e comprometimento com o bom andamento do recreio. Os professores responsáveis pela monitoria e orientação das atividades recreativas realizarão um relatório bimestral abordando o desenvolvimento das mesmas, a participação dos alunos, e possíveis dificuldades que venham a ser encontradas.
2 comentários:
As idéias são ótimas, nossas crianças merecem esse carinho.
Senti falta no seu blog dos seguidores e de um mural de recados.
Abraços.
MClara
Tenho observado que as crianças já estão bem entusiasmadas com o projeto "Recreio Orientado: Assim é mais divertido". Junto com a ludicidade já percebemos a capacidade organizacional das mesmas, observando os dias, a sequencia das atividades... Já está valendo a pena e nós professores temos que fomentar este projeto com o mesmo entusiasmo das crianças.
Postar um comentário