ESSE É O NOSSO CANTINHO! ELE FOI CRIADO PARA DIVULGAR NOSSO TRABALHO,COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E DIVIDIR COM OS COLEGAS EDUCADORES A NOSSA PAIXÃO DE ENSINAR E DE APRENDER. ESPERAMOS QUE GOSTE... E VOLTE SEMPRE!!


terça-feira, 2 de setembro de 2008

INCENTIVO À LEITURA

ASPECTOS PARA A MOTIVAÇÃO A LEITURA
É na escola que identificamos e formamos leitores..." Bamberger (1988). Quando se fala em criança, pode-se perceber que a literatura é indispensável na escola como meio necessário para que a mesma compreenda o que acontece ao seu redor e para que seja capaz de interpretar diversas situações e escolher os caminhos com os quais se identifica.
Daí a importância em se propiciar a leitura e a literatura de modo a permitir ao aluno criar e recriar o universo de possibilidades que o texto literário oferece. Pode-se dizer que a escola tem a oportunidade de estimular o gosto pela leitura se consegue promover de maneira lúdica o encontro da criança com o trabalho. A esse respeito Zilberman (2003, p. 16) descreve que:"... a sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura, assim como um campo importante para o intercâmbio da cultura literária, não podendo ser ignorada, muito menos desmentida sua utilidade. Por isso, o educador deve adotar uma postura criativa que estimule o desenvolvimento integral da criança."
A diversidade ainda deve ser o eixo dos propósitos da leitura, determinando diferentes tipos de relação com o texto.
Seguindo essa linha de pensamento foi realizada a seguinte atividade com o 1º ano: inicialmente foi feita a leitura da história “Pedra no Sapato” de Ronaldo Simões Coelho, depois transcrita em folhas de A4, nas quais os alunos usufruíram de sua criatividade através de sua interpretação construindo assim o seu próprio livrinho. A culminância foi a exposição dos livirinhos confeccionados entre os próprios colegas e a Orientadora Pedagógica Neusa.
Ainda nessa perspectiva, a professora regente da turma Rosana Marcolino, se utiliza de ferramentas diversificadas para o incentivo dos seus alunos à leitura: reproduzir pequenas histórias através do datashow com muita cor, imagem e sons, despertou na turma um grande interesse em conhecer os livros ali apresentados.
Conheça a turma do 1º ano matutino: Adrian, Adriel, Álvaro, Andrielli, , Bruna, Claiton, Daniel, Douglas, Eder, Eduardo, Érica, Ingridi, João Júnior, Larissa, Maicon, Maristela, Natália, Odilar, Pablo, Paulo, Sheila.


















































































































































































































Nenhum comentário: