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terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia do Livro Infantil

A literatura infantil começou no século XVIII. Nessa época a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. Antes, ela participava da vida social adulta, inclusive usufruindo da sua literatura. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas.
Vários autores se destacaram nesse cenário: Irmãos Grimm, Andersen, Charles Dickens, La Fontaine, Esopo.
No Brasil a literatura infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen (“Contos seletos das mil e uma noites”), Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”), Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade. Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a literatura infantil no Brasil.
Além de Monteiro Lobato, escritores como Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Mary e Eliardo França, entre outros também se dedicam ao público infantil.
Inúmeros pesquisadores têm-se empenhado em mostrar aos pais e professores a importância de se incluir o livro no dia-a-dia da criança. A professora e autora Maria Helena Martins chama a atenção para um contato sensorial com o objeto livro, que, segundo ela, revela "um prazer singular" na criança. Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter. A autora comenta que "esse jogo com o universo escondido no livro" pode estimular no pequeno leitor a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo sua capacidade de comunicação com o mundo. Esses primeiros contatos despertam na criança o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, facilitando o processo de alfabetização.
A possibilidade de que essa experiência sensorial ocorra será maior quanto mais freqüente for o contato da criança com o livro.
Através das obras de Monteiro Lobato, a professora Neiva Salvador desenvolveu um trabalho na Biblioteca "Olavo Bilac" da E. M. Angelo Anzollin, comemorando a passagem do Dia do Livro Infantil, com o objetivo de fazer da leitura uma experiência rica e inesquecível, levando o aluno a ler histórias, recriar personagens, imaginar as cenas descritas, vivenciar as palavras e frases trazidas pelo autor.
Viajando na leitura, as crianças teem sua imaginação aguçada e participam bem mais das aulas, com maior interesse.














"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."
(Monteiro Lobato)
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Se você pudesse morar dentro de um livro, qual livro seria?
Por quê?

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