A professora Elenir, trabalhou com os alunos do 4º ano a técnica "A história que saiu de dentro de um saco". A seguir os passos para o desenvolvimento da técnica:
- Colocar diversos objetos dentro de um saco;
- Iniciar um texto para que os alunos possam dar sequencia;
- Retirar um objeto do saco e mostrar para os alunos;
- Os alunos deverão continuar seus textos introduzindo na sua história o objeto mostrado;
- Um após o outro, o professor vai retirando os objetos e mostrando para a turma, dando o tempo necessário para que eles criem a situação que o inclua no seu texto;
- Avisar a turma quando for mostrar o último objeto, para que possam finalizar a história;
- Cada aluno revisa o texto todo para fazer as correções necessárias, observando a concordância, coerência de ideias, coesão do texto;
- Ler a história criada para os colegas.
A professora Elenir utilizou os seguintes objetos: cão de pelúcia, caixa de remédio, carteira, bola, moto, sofá, panela, balão, prendedor de roupa, calculadora.
O professor pode colocar no saco os objetos mais inusitados que encontrar, para que as crianças sejam instigadas a pensar e criar situações divertidas e interessantes na sua história.
Depois de escrever sua história no caderno, revisar, corrigir, os alunos foram para o Laboratório de Informática e digitaram seus textos, exercitando também a escrita correta e destacando os nomes dos objetos introduzidos na história.
A produção de texto não deve ser trabalhada isoladamente, mas de forma interdisciplinar.
As produções deverão ser arquivadas em um caderno específico, de maneira que o progresso do aluno possa ser percebido e avaliado com maior segurança pelo professor e pelo próprio aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário