ESSE É O NOSSO CANTINHO! ELE FOI CRIADO PARA DIVULGAR NOSSO TRABALHO,COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E DIVIDIR COM OS COLEGAS EDUCADORES A NOSSA PAIXÃO DE ENSINAR E DE APRENDER. ESPERAMOS QUE GOSTE... E VOLTE SEMPRE!!


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Técnica de produção de texto: "A história que saiu de dentro de um saco"

Muitos alunos possuem extrema dificuldade para produzir textos. Não sabem por onde começar, não conseguem ordenar suas ideias, encontrar inspiração para escrever. Entretanto há várias técnicas que podem ser usadas para melhorar a forma de criar, desenvolver e finalizar um texto. O professor precisa utilizar toda a sua criatividade e disposição para trazer ao aluno diferentes maneiras que despertem o seu gosto pela escrita.
A professora Elenir, trabalhou com os alunos do 4º ano a técnica "A história que saiu de dentro de um saco". A seguir os passos para o desenvolvimento da técnica:
  • Colocar diversos objetos dentro de um saco;
  • Iniciar um texto para que os alunos possam dar sequencia;
  • Retirar um objeto do saco e mostrar para os alunos;
  • Os alunos deverão continuar seus textos introduzindo na sua história o objeto mostrado;
  • Um após o outro, o professor vai retirando os objetos e mostrando para a turma, dando o tempo necessário para que eles criem a situação que o inclua no seu texto;
  • Avisar a turma quando for mostrar o último objeto, para que possam finalizar a história;
  • Cada aluno revisa o texto todo para fazer as correções necessárias, observando a concordância, coerência de ideias, coesão do texto;
  • Ler a história criada para os colegas.
A professora Elenir utilizou os seguintes objetos: cão de pelúcia, caixa de remédio, carteira, bola, moto, sofá, panela, balão, prendedor de roupa, calculadora.

O professor pode colocar no saco os objetos mais inusitados que encontrar, para que as crianças sejam instigadas a pensar e criar situações divertidas e interessantes na sua história.
Depois de escrever sua história no caderno, revisar, corrigir, os alunos foram para o Laboratório de Informática e digitaram seus textos, exercitando também a escrita correta e destacando os nomes dos objetos introduzidos na história.

As histórias criadas apresentaram muita criatividade dos alunos.
Vamos ver alguns?




VALE LEMBRAR:
A produção de texto não deve ser trabalhada isoladamente, mas de forma interdisciplinar.
As produções deverão ser arquivadas em um caderno específico, de maneira que o progresso do aluno possa ser percebido e avaliado com maior segurança pelo professor e pelo próprio aluno.

Nenhum comentário: