ESSE É O NOSSO CANTINHO! ELE FOI CRIADO PARA DIVULGAR NOSSO TRABALHO,COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS E DIVIDIR COM OS COLEGAS EDUCADORES A NOSSA PAIXÃO DE ENSINAR E DE APRENDER. ESPERAMOS QUE GOSTE... E VOLTE SEMPRE!!


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O JOGO MANKALA

O JOGO

Kalah , kalaha ou mankala, é um jogo africano que simula uma semeadura. Esse jogo ficou conhecido como o “jogo nacional da África”. A palavra Mankala origina-se do árabe Naqaala que significa mover.

Estudiosos supõem que os mankalas possuem cerca de 7000 anos, o que levaria a acreditar serem estes os jogos mais antigos do mundo.

É um jogo de estratégia, onde é preciso resolver situações-problemas, aprendendo a prever as jogadas do adversário e assim poder fazer suas jogadas. As estratégias do jogo envolvem momentos calculados que exigem observação em relação aos movimentos do outro jogador, concentração, capacidade de antever jogadas para poder vencer. O jogo é mais uma contribuição cultural dos negros. trazida na memória dos africanos escravizados para os países de destino, o Mankala tomou diferentes nomes e sofreu adaptações , mas o objetivo permaneceu o mesmo: capturar sementes.

Objetivo do jogo:

Arrecadar o maior número de sementes ao final da partida em sua Mankala.

As regras do jogo:

– Distribui-se 3 sementes em cada espaço. Os kalahs, nas laterais devem ficar vazios.

2ª – Os jogadores fazem jogadas alternadamente, procurando acumular sementes em sua Mankala.

3ª – Cada jogador, na sua vez, escolhe uma casa do seu lado do tabuleiro, pega todas as sementes dessa casa e distribui uma a uma em cada casa localizada à sua direita, sem pular nenhuma casa e nem colocar mais de uma semente em cada casa.

4ª – Cada vez que passar pelo seu kalah ou Mankala, o jogador deve deixar uma semente, continuando a distribuição no lado do adversário e não colocando sementes no kalah do outro jogador.

5ª – Casas que tenham apenas uma semente não podem ser mexidas, enquanto houver outras casas com mais sementes.

6ª – Sementes tocadas, sementes jogadas.

7ª – Sempre que a última semente colocada cair no seu próprio kalah, você tem direito a uma nova jogada.

8ª – Se a última semente colocada cair numa casa vazia, do lado do seu tabuleiro, você “captura” as sementes do adversário que estiverem na casa defronte a sua.

9ª – O jogo termina quando não é possível movimentar sementes. Restam poucas sementes nas covas e não é possível ocorrer capturas. As sementes das covas não ficam com ninguém.

(Fonte: Revista do Professor, nº 96 - 2008)

Alunos do 4º ano vespertino, confeccionando e jogando o MANKALA:









Nenhum comentário: